top of page
faixa_bg4.png

PROJETOS ESPECIAIS

Bancadas de Teste - Servo Freios

Departamento : Laboratório – Centro Tecnológico.

Prazo de entrega : 150 dias
 

1-Descritivo Funcional do Equipamento:

Objetivo do equipamento é o de simular condições de uso dos sistemas de servo–freio.
Para isto, o equipamento é composto de quatro estações de testes dotadas cada uma delas de um atuador pneumático conectado a um balancim onde, em sua extremidade está conectado o produto.

 

O processo de teste consiste basicamente em fazer com que os atuadores pneumáticos avancem e recuem (simulando assim o processo de pisar no pedal de freio) com velocidade e força controlada.
 

O controle do equipamento é feito por meio de um P.C. com sistema operacional Windows XP além de um software dedicado. Toda a instrumentação de campo é interligada ao P.C. por meio de três equipamentos de aquisição de dados Spider8-HBM totalizando 20 canais de aquisição de dados de campo.
 

Desta maneira, o software dedicado irá gerenciar todo o equipamento tratando das condições funcionais assim como os dados/informações obtidas no teste. As variáveis do teste estarão pré-definidas em um arquivo de receitas contido no P.C. e assim que selecionado o tipo de produto, todas as informações pertinentes ao teste serão atualizadas.
 

Cada modelo de produto é fixado em uma flange contida no equipamento, sendo esta já preparada para receber os modelos dos produtos.
 

Os testes são ser realizados basicamente de duas maneiras distintas : ciclagem / durabilidade e funcional.
 

O sistema conta o número de ciclos executados alternando entre uma etapa de teste funcional e uma etapa de ciclagem de durabilidade, até a conclusão do número total de ciclos programado.
 

1.1) Teste de Durabilidade

O teste de durabilidade tem por objetivo levar o produto ao estado de fadiga, ou seja, testar o produto de maneira que este atinja o final de sua vida útil ou um estado avançado de desgaste.

Nesta situação, o operador seleciona por meio do software qual é o tipo de teste assim como o tipo de produto; Após fazer o setup e montar o(s) produto(s) no equipamento pode dar prosseguimento ao teste.
 

O atuador pneumático empurra o acionador do servo-freio até um determinado curso que uma vez atingido, retorna a posição inicial automaticamente. Toda a movimentação ocorre ao mesmo tempo em que é realizada a medição das informações do processo sendo elas descritas abaixo.
 

Neste modo de operação, o software realiza apenas a checagem dos seguintes parâmetros (todavia sem armazenar qualquer tipo de informação).

• Pressão na câmara frontal do servo-freio (valor máximo e mínimo).
• Pressão na câmara traseira do servo-freio (valor máximo e mínimo).
• Posição final atingida (deslocamento máximo).
• Posição inicial atingida (deslocamento mínimo).
• Valor do vácuo (valor máximo e mínimo).
• Força de acionamento (valor máximo e mínimo).
• Velocidade de avanço e retorno (valores mínimo e máximo).
• Número de ciclos parcial e total.

 

Caso ocorra qualquer tipo de alarme (funcional do equipamento ou falha do teste), o equipamento automaticamente interrompe o teste de durabilidade criando log de erros.

Na ocorrência de falha do teste de durabilidade (falha do produto), o equipamento realiza então um teste funcional armazenando todas as variáveis do teste permitindo assim uma consulta a qualquer momento.
 

1.2) Teste Funcional

Já o teste funcional difere do teste anterior somente no modo com que o servo-freio é atuado (velocidade de atuação e de retorno), pois o objetivo neste caso é o de determinar o comportamento do sistema além de salvar as informações referentes ao comportamento do produto após um determinado número de ciclos.
 

Durante a execução do teste de durabilidade e uma vez atingido o número parcial de ciclos, equipamento passa automaticamente para o processo de Teste Funcional. Nesta etapa ocorre a coleta de dados e gravação para futura análise gráfica podendo o equipamento oferecer qualquer tipo de ferramenta estatística (módulos opcionais).

Os gráficos são visualizados individualmente para cada teste funcional executado ou, se desejado, poderão ser vistos simultaneamente, sobrepostos.
o resultado do(s) teste(s) funcional(is) realizado(s) anteriormente.

Os gráficos fornecidos  pelo sistema e por estação de teste são os seguintes:

• Força x Pressão (circuito de frenagem 1);
• Força x Pressão (circuito de frenagem 2);
• Curso x Pressão (circuito de frenagem 1);
• Curso x Pressão (circuito de frenagem 2);
• Força x Curso de atuação;

 

Finalizado o teste funcional, o equipamento volta automaticamente ao Teste de Durabilidade até que o número de ciclos total pré-programado seja atingido ou uma nova condição de Teste Funcional seja requerida.

bottom of page