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CASES DE SUCESSO

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CNH Piracicaba
Juntas Aparafusadas - 2018

Descrição: CNH demanda analise para controle de torque em desenvolvimento de novo produto para colheita de cana . Há uma forma de aperto / montagem do produto onde se tem imprecisão e dificuldade de montagem dado ferramentas disponíveis para tal e acesso aos pontos onde estão os parafusos . Alem disso cliente relata perda de torque elevado após checagem feita usando métodos que o cliente dispõe.

Motivo da solicitação: Cliente CNH demanda que a SYSTEK identifique o motivo de haver torques residuais muito baixos após checagens e definir um torque adequado para manter integra a união entre as partes do veiculo de forma que se mantenha adequando durante a operação deste veiculo em campo.

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Solução Systek: As análises efetuadas pela SYSTEK levam à conclusão de que a perda de torque se deveu a má qualidade na operação de aperto/montagem do conjunto e ao descontrole de atritos envolvidos nos elementos de fixação mesmo havendo uma especificação da engenharia do cliente indicando valores de atrito . SYSTEK redefiniu o torque , definiu tipo de revestimento do parafuso mais adequando para esta montagem e quantificou as perdas de carga estática e dinâmica que ocorrem no veiculo.

Proposto pela SYSTEK: Ensaios de toque tensão-atrito, ensaios de torque no veiculo reapertando os parafusos e verificando o torque residual após teste em campo. Estes ensaios identificaram a perda , quantificaram e foi possível em relatório técnico enviado ao cliente identificando a perda e calculando qual a força tensora adequada que deve ser gerada no momento de montagem do veiculo de forma a manter integra a união das partes.

Recursos SYSTEK utilizados neste estudo: Máquina de torque tensão DCA para medir coeficientes de atrito do parafuso conforme norma ISO 16047 . Torquimetro TGIRO para medir torque residual junto com software STW. Conhecimento em analise de falhas em uniões aparafusadas Cálculos de uniões aparafusadas conforme VDI 2230.

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