top of page
faixa_bg4.png

Freios Master
Juntas Aparafusadas - 2017

Descrição: Identificar a causa raiz da soltura dos parafusos de fixação do freio traseiro do veiculo MAN 17-230 Foi reportado que todos os parafusos se apresentavam soltos (sem torque), girando livremente com a mão após 31.000Km. A ocorrência foi detectada em inspeção feito após teste de durabilidade.

A partir dos dados fornecidos pela MASTER se identifica que os parafuso foram apertados corretamente com o torque e o angulo especificados . Dados também indicam que que a superfície de contato esta conforme projeto e os elementos de fixação tem suas características adequadas.

Motivo da solicitação: Cliente MASTER demanda que a SYSTEK identifique o modo de falha e a causa raiz desta falha, o mecanismo de falha (analise mecânica), identificar causas e estabelecer possíveis modificações no produto, processo de fabricação e nos parâmetros de controle de forma a evitar novos casos de falha. Parafusos soltos após quilometragem tão abaixa indicam que houve pera de carga e consequente risco a segurança do veiculo e aos ocupantes já que o veiculo poderia ficar sem o freio operacional numa situação de uso comum do veiculo .

imagem-1-master.png

Solução Systek: As análises efetuadas pela SYSTEK levam à conclusão de que a perda de torque (a ponto de deixar os parafusos soltos) se deveu a modificado de design na peça do cliente que introduziu uma gravação em relevo exatamente na área de contato do parafuso contra a peça. Essa mudança mudou de forma importante a área de contato, modificou a rugosidade entre asa partes e o coeficiente de atrito. Isso somado levou a perdas de força de união muito maiores que o desejado (quando se aplicava o toque de montagem) gerando a situação de parafusos sem carga ou soltos.

Proposto pela SYSTEK: Ensaios de toque tensão-atrito, ensaios de torque no veículo reapertando o parafuso e verrinando o torque residual após rodagem em pista. Estes ensaios identificaram a perda, quantificaram e foi possível em relatório técnico enviado ao cliente quantificar a perda e identificar a causa raiz.
 

Recursos SYSTEK utilizados neste estudo:

– Máquina de torque tensão DCA para medir coeficientes de atrito do parafuso conforme norma ISO 16047.

– Torquimetro TGIRO para medir torque residual junto com software STW

– Conhecimento em análise de falhas em uniões aparafusadas

– Cálculos de uniões aparafusadas conforme VDI 2230

– Uso da tecnologia de anéis de carga para medir força tensora em campo.

curvas-master.png
bottom of page